Nota de Esclarecimento – Empresa Piracicaba Ambiental

O SIEMACO PIRACICABA ESCLARECE

O Siemaco Piracicaba e Região mesmo em meio a pandemia, acompanha e cobra das empresas a situação dos trabalhadores e trabalhadoras dispensados(as) e o agendamento da homologação junto ao sindicato.

Neste ano houve audiência no Ministério Público do Trabalho – MPT, sobre esse assunto, entre outros, que é a dispensa e homologação dos trabalhadores da Piracicaba Ambiental. A pedido da procuradora, realizamos um reunião com a Empresa e Prefeitura, no intuito de sanarmos essas questões. O pedido do sindicato foi que antes de realizar novas dispensas, que a empresa pague e regularize a situação dos dispensados anteriormente.

Essas informações foram apresentadas para conhecimento dos trabalhadores e trabalhadoras em assembleias, contudo, a Piracicaba Ambiental continua realizando novas dispensas e praticando atrasos nos pagamentos. O Siemaco avaliando esta situação, notificou novamente a empresa com protocolo na Prefeitura no dia (19/05/2020), para que a Ambiental esclarecesse as novas dispensas e qual o motivo da demora no agendamento das homologações. O Prefeito Barjas convocou uma reunião no dia (29/05/2020) e cobrou a Secretaria do Meio Ambiente que acompanhasse a empresa exigindo uma solução.

A homologação no sindicato é uma obrigação constante em nossa Convenção Coletiva de Trabalho e assegura aos trabalhadores e trabalhadoras as orientações devidas sobre seus direitos, como o recolhimento do FGTS. Com a conferência do sindicato, é possível a liberação do fundo de garantia e entrega dos documentos para ingressar com a entrada no Seguro Desemprego, se for o caso.

Na última terça feira (09/06/2020), a empresa enviou para o Sindicato, documentos de alguns trabalhadores dispensados, para conferência, mas ainda faltam documentos para a realização das homologações, como exemplo a chave para saque do FGTS. A empresa se comprometeu a apresentar os documentos faltantes até segunda- feira (15/06/2020), para que na mesma semana possamos agilizar as homologações desses trabalhadores.

Quanto ao atraso no pagamento das verbas, a empresa alegou que efetivará junto com a multa pelo atraso no pagamento das verbas rescisórias. O momento é muito ruim para os ex-trabalhadores e ex-trabalhadoras, além de sofrerem com os impactos da pandemia, estão desempregados e sem poder receber seus direitos.  Por conta disso, cobramos incessantemente a empresa, a fim de sanar todos os atrasos.

O Siemaco Piracicaba e Região fica à disposição! Caso houver mais ex-trabalhadores e ex-trabalhadoras da empresa Piracicaba Ambiental que ainda não realizaram a homologação no sindicato, entre em contato conosco. De segunda a sexta-feira das 8h às 16h pelo telefone (19) 3417-2377 ou via whatsapp: (19) 9 8439-0100. Juntos somos mais fortes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 − 5 =

Whatsapp
Skip to content