NÃO SOMOS INVISÍVEIS SOMOS ESSENCIAIS! – 22/04/2021

Este é um momento para comemorarmos, diante da inclusão dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Limpeza Urbana, na lista de prioritários para vacina contra o COVID-19, com a nova versão do plano PNI – Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde.

Os trabalhadores(as) são abrangidos pela Lei de Greve (Lei nº 7.783/1989), a qual define as atividades essenciais e regula o atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade. Os mesmos atuam diretamente na proteção à saúde pública, e necessitam da vacina nesta pandemia, e assim, dar continuidade com segurança na prestação de serviços para a condição básica de saúde à toda população.

Os trabalhadores(as) da Limpeza Urbana lidam diretamente com resíduos contaminantes na transmissão diária do coronavírus e de outras doenças e endemias decorrentes do acumulo e má gestão de resíduos, é válido lembrar que ainda estamos longe de ser um país exemplar na destinação final do lixo de forma correta. Tudo se descarta no lixo comum e, em tempos de Covid-19, vão para os lixos domésticos máscaras, luvas ou qualquer outro objeto que deveriam ser descartados como lixo hospitalar, comprometendo ainda mais a proteção dos trabalhadores e trabalhadoras, a saúde pública e o meio ambiente.

Ressaltamos que a maioria desses Trabalhadores e Trabalhadoras se utilizam de transporte público, para se deslocarem de casa para o trabalho e vice-versa, o que aumenta ainda mais o nível de contágio nesses ambientes aos trabalhadores e suas famílias.

Agora aguardamos o calendário de vacinação, com grande expectativa para a categoria, onde muitas vezes lidam com a invisibilidade em nosso país, e por sua vez continuar o serviço da limpeza, na qual é essencial para a sociedade, o trabalho deve seguir faça chuva ou faça sol, porém, de forma segura.

VACINA JÁ!  

#vidasdalimpezaimportam

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 18 =

Whatsapp
Skip to content